domingo, 26 de abril de 2020

Musa Vitiligo


Musa Vitiligo


"As máscaras que eu uso são uma só"
Minha máscara é preta e branca
O meu coração dono da festa
Também é alvinegro.
E bate firme dentro do meu peito.
Hoje durante a minha caminhada 
Em tempos de isolamento social,
Ao passar em frente a uma pastelaria
O cheiro da fritura de pastel me fez retroceder
Ao longínquo passado da minha adolescência.
E lembrei-me de Maria Júlia
A minha Musa Vitiligo...
Quando a vi ali na Pastelândia
A boca envelopada num pastel de carne
E logo depois sorver com afinco
O caldo de cana pelo canudinho
Me apaixonei logo de cara.
Ela era doméstica, eu Office-Boy.
Chamou-me a atenção a sua beleza vitiligo
Toda pintada, bela pantera bicolor.
Ela tinha dezoito anos, eu dezessete,
E o peito cabeludo que nem Azulejo.
Trocamos ideia e ficamos de sair no sábado.
Saímos apenas duas vezes
Foi com ela que eu assisti pela primeira vez
O filme Midnight Cowboy.
Na segunda vez fomos a um motel e fizemos amor
Lembro-me até hoje de como fiquei encantado
Com o fato de seus pelos pubianos serem lisos
Em contraste com os seus cabelos crespos.
Era uma garota legal.
Seus sonhos eram modestos.
Estava aprendendo datilografia
Queria ser secretária.
Disse-lhe que queria estudar filosofia
E ser Poeta.
Ela sorriu candidamente.
Perguntei-lhe onde estava a graça?
Ela respondeu que não via
Nenhuma praticidade na poesia e na filosofia
Ainda que não me faltasse argumentos para refutá-la
Simplesmente a beijei apaixonadamente
E voltamos a fazer amor,
Afinal era para isso que estávamos ali...
Uma semana depois que ficamos juntos,
Logo após um recesso da Semana Santa
A telefonista do meu trabalho,
Assim que voltei da rua, depois de um dia
Exaustivo de trabalho, em que eu
Percorrera dez bancos e alguns cartórios naquele dia.
Disse-me que por volta das quatorze horas
Uma tal de Maria Júlia tinha ligado para mim.
Deixara um beijo de despedida e dissera
Que estava embarcando para São Paulo
Dali a quinze minutos.
Olhei para o relógio na parede
Eram dezessete horas e trinta minutos
Era tarde demais, fiquei triste, mas não podia fazer nada.
Respirei fundo e disse comigo mesmo:
Adeus Minha Musa Vitiligo.
Copyright© Tom Vital/25/04/2020





2 comentários: